Conscientização sobre uso e aplicação de agrotóxicos será discutido em palestra em Alto Araguaia

Por Réulliner Rodrigues | Assecom/AIA

Arte: Réulliner Rodrigues

Debater a conscientização do uso e aplicação correta de agrotóxicos. É com este tema que a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pecuária (Semapa) juntamente com a Secretaria de Infraestrutura e Obras (Sintraf) e Secretaria de Saúde (SMS) de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) irá realizar um encontro no próximo dia 26 de novembro, na nova sede da Câmara Municipal às 9h (horário de Brasília).

O evento visa discutir e alertar quando ao uso excessivo de agrotóxicos, o impacto na saúde do trabalhador e do consumidor, além do impacto ambiental, uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e legislação. A ação é voltada em especial para a produtores e pequenos produtores, agentes de saúde, agentes de saneamento básico e limpeza pública, trabalhadores rurais, sindicatos. Também podem participar acadêmicos, pesquisadores e sociedade civil.

De acordo com uma pesquisa divulgada este ano durante o Fórum Mato-Grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, a exposição média ao agrotóxico em Mato Grosso chega a 46 litros, quantidade seis vezes maior que a média nacional. A aplicação está relacionada as substâncias como herbicidas, inseticidas, fungicidas entre outras.

“A nossa proposta vai além de orientar e capacitar trabalhadores que manuseiam os defensivos agrícolas. A ideia é instigar e apresentar informações que impactam diretamente na vida do cidadão e assim cumprir um pedido do Ministério Público do Trabalho”, explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Dias de Freitas.